Olá leitores!Hoje, falarei sobre a melhor banda que toda a humanidade já viu: System of a Down!!! (ou SOAD, pros íntimos)
A banda começou em 1992, com todos os integrantes descendentes de armênios. Seus membros são: Serj Tankian (vocal e teclado), Daron Malakian (guitarra e vocal), Shavo Odadjian (baixo) e John Dolmayan (bateria). Inicialmente, Shavo era o empresário da banda, mas logo trocou de cargo (deve ter sido o Deus do Metal que agiu sobre ele, para a nossa alegria).
System é uma banda que posso considerar "completa", pois possui todas as características que uma banda precisa ter. Uma delas é a música em si, que eu posso definir como um "metal eclético": basicamente uma herança do Metal, mas ao mesmo tempo algo bem diferente. Um exemplo disso é a música Radio/Video, que varia conforme é tocada entre Heavy Metal, Rock Clássico e até mesmo o estilo nacional da Armênia. Essa variação de tons e batidas (incluindo a troca de vocal entre Serj e Daron, que possuem vozes totalmente diferentes, mas perfeitamente sincronizadas) acontece na maioria das músicas, e quem escuta uma música do SOAD consegue sentir uma diversidade de emoções na mesma obra (algo raro no meio musical).
Desde a sua criação, a banda cria músicas criticando o meio político e social, como Boom! (criticando diretamente as guerras) e Holy Montains, que fala sobre o genocídio na armênia. As letras sempre tratam de algo desse assunto, e se forem estudadas a finco, pode-se perceber a riqueza da sua produção, como as músicas War?, B.Y.O.B. e Aerials.
Os integrantes são um show a parte, cada um com uma personalidade diferente. Serj é o mais "bonzinho". Vegetariano, sempre defendendo o meio ambiente e, nos shows, costuma cantar sempre sorrindo, de branco, com as mãos pro alto, como se estivesse cantando um romance (por mais pesada que a música seja), ou fazendo alguma graça no palco (como a dança-do-robô), deixando quem olha pra ele com uma sensação boa de felicidade. Daron é bem diferente: normalmente de preto, gosta de palavrões e de ficar agitado no palco, às vezes agindo como se estivesse elétrico. Shavo é mais parecido com um rapper, tocando o baixo de uma forma única, indescritível, mas muito empolgante. John é o lado mais quieto, parecendo um robô, inalterado inabalado, insensível com a sua volta.
System of a Down é uma banda que se tornou absolutamente única, justamente por tudo que foi mencionado, entrando para o mundo do Rock como uma das melhores bandas de todos os tempos - pra mim, a melhor. Tanto que merece ser chamada de clássico, mesmo tendo somente 19 anos e 5 álbuns lançados. Pena que, em meados de 2006, eles entraram em hiato, ou seja, a banda parou por um "tempo indeterminado". Mas, quando ninguém mais tinha esperanças de ver Serj com Daron e cia. em um palco, a grande revelação foi dada: SOAD voltou, e iria tocar no Rock in Rio e em São Paulo. Mas isso é um assunto do post logo acima deste.
Segue abaixo alguns videoclipes incríveis do System, reafirmando tudo o que foi dito ao longo do post:
É isso aí, povo! Quem não conhecia, agora já sabe o que é música de verdade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário