Caros gamers, devo lhes contar uma coisa. Sou um sonista e, portanto, um fã da Sony (ah vá). Sempre achei o PSP um console muito bom (não tenho um, mas se alguém quiser vender, já conhecem um comprador ;D ) e o Nintendo DS pra crianças e mulheres, que só consegue se sustentar com 3 nomes: Mario e Zelda, assim como o Wii, e Pokémon. Portanto o PSP, com toda a potência que tem e com os exclusivos da Sony (God of War, Metal Gear, Monster Hunter etc.) continuava imbatível. Mas foi anunciado o Nintendo 3DS, com o seu sistema 3D sem a necessidade de óculos, e comecei a temer uma inversão no placar, até que a Sony resolveu, como sempre, surpreender e encantar.
A Sony conquistou, definitivamente, a área dos jogos portáteis. Ela demonstrou, a pouco tempo, o Rei Arthur dos consoles menores. Ele se chama NGP, ou Next Generation Portable (o nome pode mudar, e espero que mude), e vou lhes explicar o porquê dessa honra.
O aparelho resolveu o principal problema do PSP e, agora, possui 2 alavancas analógicas, facilitando as conversões de jogos do PS3 para o portátil. Além disso, ele é maior do que todos os outros, com 18,2X8,35 cm, e uma tela de 5 polegadas. A CPU e o processador gráfico são excelentes, com 4 núcleos cada, e a qualidade gráfica é assustadora: 220 ppi (pixels por polegada), sendo que o PSP tem 128 ppi, o DS tem 106 ppi, e uma televisão Full HD de 42'' tem 52 ppi (sim, é uma bosta). Isso tudo, obviamente, não ganha o mercado, mas uma tela touchscreen capacitiva (usa-se o dedo pra tocar) que reconhece até 6 pontos simultâneos e que não perde a qualidade da imagem em todos os 180° de inclinação, já é um começo.
Ele possui também 2 câmeras, uma na frente (para reconhecimento facial e interação, como o Playstation Eye) e outra atrás (para fotos e jogos com realidade aumentada), além de um microfone. Falando em interação externa, o NGP possui um GPS que, localizando o local em que você está, pode informar quem mais possui um NGP e qual é o jogo mais popular na sua área. Praticamente uma rede social externa, ainda mais porque ele não depende de uma rede Wi-fi: além desse suporte, ele possui conectividade 3G.
Lembra do Sixaxis? Pois é, o NGP possui o mesmo sistema: 6 eixos de movimentação, e agora muito bem aplicados. E na parte de trás do aparelho, ocupando exatamente o mesmo espaço da tela, há um touchpad (igual a um notebook), o que significa que, além da interação direta com a tela, haverá um meio de interagir sem tocar diretamente a tela. Um exemplo é um jogo chamado Little Deviants, em que você precisa capturar os tais deviants. Para isso, usa-se o touchpad para formar elevações no cenário e empurrar os seres no caminho. Tocando na tela, move-se o cenário e, usando as duas partes, pode-se mover o cenário com um "efeito estilingue".
Várias produtoras estão desenvolvendo jogos para a plataforma, como Uncharted, Killzone, Resistence e, com certeza, um jogo criado pelo mestre Hideo Kojima. Isso porque, na apresentação do console, alguns produtores mostraram suas criações rodadas pelo NGP, e entre elas havia a reprodução perfeita do Uncharted e do Metal Gear Solid 4. Sim, meus caros, a qualidade gráfica do NGP se equipara a de um PS3.
Vocês podem imaginar todas essas qualidades juntas? Gráficos de PS3 com sensor de movimentos, touchsheen, touchpad, e todo o resto? Juntar o melhor de todas as tecnologias em um único aparelho e acrescentar mais novidades, onde o limite de criação é a criatividade dos produtores, isso só poderia ser feito pela Sony. Um pequeno notável que ainda nem foi lançado e já pode considerar a concorrência muito, mais muito longe de superá-lo, merece o título desse post.
Como sempre, me orgulho de ser um sonista.
Estamos em 2015 o 3DS e também o New3DS vendaram mais que esse NGP também conhecido como PS Vita e a sony não está investindo muito nele essa guerra de portáteis a sony perdeu.
ResponderExcluir